quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Conversa antes do beijo


Eternos Amantes é meu novo trabalho, o nono romance que escrevo. Desta vez, porém, quis fazer algo diferente do habitual sofrer de teclas nas madrugadas insones, enchendo a cara de café e enfumaçando o quarto com a fumaça do meu cigarro. Mudar hábitos, sair da rotina é o que preciso para resgatar o “feeling” perdido depois de terminar O Jogador e apanhar para dar cabo da Vila do Medo.

A ideia central desta nova trama surgiu enquanto lia A Eternidade e o Desejo, da genial Inês Pedrosa. A prosa poética da escritora portuguesa me encanta. Fazia tempo que eu gostaria de escrever com o lirismo que se desenhou em Memórias em Ruínas e morreu na ideia abstrata de A Marcenaria dos Esquecidos.

Com o “insight” que tive iluminar minha noite, rascunhei as primeiras linhas do embrião do romance e gostei do que li. Escrevi uma cena inteira de vez, sem dar trégua, sem parar para respirar. Inseguro, resolvi abrir as páginas publicamente em meu website a fim de pôr à prova as linhas escritas na madrugada solitária. Comentários positivos, continuei a empreitada até resolver parar com a escrita, uma greve forçada do texto, a fim de limpar a mente.

Recentemente, Hugo Caldeira, num bate-papo virtual, sugeriu que fizesse um blog para publicar o livro na medida em que o fosse escrevendo. Gostei do que o ex-aluno disse, e aqui estou escrevendo as primeiras linhas do novo “blog”.

Sejam bem-vindos a mais esta ilusão minha. Sintam-se à vontade para comentar, criticar, sugerir. Este espaço é nosso. Autor e leitores compartilhando os mesmos interesses, dividindo as mesmas angústias, esperando a cena final. Espero que gostem de Eternos Amantes como eu tenho gostado de escrevê-lo.

Abraços!

Um comentário:

  1. Professor Carlos, fico muito feliz que meu comentário o tenha incentivado à escrever o livro virtual, achei a idéia perfeita e o livro esta ótimo. Tenho certeza de que a idéia será inovadora, afinal vivemos um atual momento onde tudo esta online e hoje os livros são lidos em e-Readers. Parabéns pelo projeto!

    ResponderExcluir